domingo, 11 de agosto de 2013

"Há 12 anos esperando Deus me dá uma pessoa" ACONSELHAMENTO (4)

"Há 12 anos esperando Deus me dá uma pessoa" 
(Baixa autoimagem)
Descrição
Tenho 39 anos estou a 12 anos esperando Deus me dar uma pessoa. As vezes perco a fé e penso em sair da igreja. não namoro ninguém estes anos todo e as vezes fico muito desesperada e angustiada. Choro muito porque me sinto muito só e as vezes quero muito ser tocada por um homem.  Não acho certo ficar de namorico, porque tenho medo de ceder  e perder  a minha comunhão com Deus. O tempo está passando eu ficando pra titia. Sou uma pessoa simpática, e muito querida por todos. Já jejuei, fiz campanha, subi monte, fiz tudo para chamar a atenção de Deus para mim , mas parece que não mereço ser feliz.  Estou sofrendo muito com a solidão.

Conselho
O pastor Josué Gonçalves em seu livro “Elas Perguntam” traz um excelente conselho sobre este dilema:
Esta crise tem como causa principal a “baixa auto-imagem”, problema de muitas, principalmente de mulheres solteiras, como você. A auto-imagem, ou auto-aceitação não é um mero sentimento que oscila entre: às vezes me sinto bem; outras vezes me sinto mal. O sentimento de auto-estima é algo mais profundo. É uma atitude que a pessoa norteia, dando “óculos emocionais” através dos quais ela enxerga a vida. Se a pessoa se aceita, normalmente ele enxerga a vida de forma positiva. Se eu não me aceito, normalmente eu enxergo a vida de forma negativa e pessimista (João 10.10). Na descrição é revelado este problema na frase: “fico muito desesperada e angustiada... choro muito...”
Os efeitos da baixa auto-estima são diversos:
Isolamento, impotência para superar deficiências, dificuldade para se relacionar com pessoas, hipersensibilidade, super dependência, insegurança, falta de amor próprio, queixar-se, não saber perder, não se preocupar com a aparência, eis a razão do fracasso em muitas áreas da vida, inclusive na sentimental. Para ajudar você a encontrar a solução para esse problema, vamos ver quais são os três ladrões da auto-imagem:
PrimeiroSeus sentimentos -  os sentimentos não podem dominar você. Ao contrario, você é quem deve dominá-los.
SegundoAs circunstancias – meu contentamento não pode estar condicionado às circunstâncias da vida (Hebreus 3.17,18).
TerceiroOpiniões de outros – a opinião dos outros não pode estar acima da opinião de Deus e da sua. Toda pessoa que é escrava da opinião dos outros tem complexo de inferioridade. Não viva em função do que os outros dizem a seu respeito, leia a Bíblia e descubra o seu valor em e para Deus.
O apostolo Paulo nos ensina em Filipenses 4.11b-13, três fatores imprescindíveis quanto ao viver com qualidade:
1) Primeiro, a atitude de estar contente foi aprendida. Não é automática. Desenvolver a auto-estima e imagem de forma sadia requer esforço e desenvolvimento espiritual.
2) Em segundo lugar, precisamos adaptar-nos. Ele diz: “Aprendi a adaptar-me...” (BLH). Se formos rígidos, dogmáticos, inflexíveis ou perfeccionistas, teremos dificuldade em desenvolver nossa auto-imagem.
3) Em terceiro lugar, o contentamento de Paulo expressa uma dependência total de Deus. O apostolo não se coloca como um super homem, sua atitude de contentamento é porque ele tudo pode n’Aquele que o fortalece – Jesus Cristo. Para Paulo e para nós, Cristo em nosso interior (Cl 1.27) determina nossa atitude de contentamento e aceitação.
Querida, olhe para você a partir daquilo que a Bíblia diz a seu respeito: Você foi criada à imagem e semelhança de Deus (Gênesis 1.27); com capacidade intelectual (Gênesis 2.19); com capacidade de se comunicar; com liberdade de fazer escolha (Gênesis 3.2-6); para dominar sobre o resto da criação (Gênesis 1.28). A Bíblia nos descreve um pouco menor que os anjos (Salmos 8.4,5). Leia o livro de Cantares e siga o exemplo daquela mulher que sabia extrair o melhor da vida porque se enxergava sob a ótica divina. Primeiro – Em relação à sua aparência. “Eu sou morena, porém formosa, ó filhas de Jerusalém...” (Cantares 1.5). Mesmo a eventual cor da sua pele, excessivamente queimada do sol, não lhe tira a certeza da beleza. SegundoEm relação ao seu ego. “Eu sou a rosa de Sarom, o lírio dos vales...” (Cantares 2.1). TerceiroEm relação à posse (Cantares 2.16). “O meu amado é meu...”. A Sulamita, de Cantares, é mulher segura e de firmes convicções. Não se julga incapaz de despertar o amor, como sucede com muitas pessoas que , porque não se amam, nunca admitem que são amadas, e quem não se ama, jamais se vê como capaz de despertar amor ou admiração em alguém. QuartoEm relação à entrega. (Cantares 7.10) “Eu sou do meu amado...” QuintoEm relação a sua ausência. (Cantares 7.10) “Ele tem saudades de mim...”. Outra vez, a Sulamita aparece como uma mulher consciente de que a sua ausência é geradora de saudade e desejo no companheiro. Estar longe dela é estar carente; é estar com menos, é ser infeliz, é estar incompleto. SextoEm relação ao seu caráter. (Cantares 8.10) Por último, ela se afirma como conhecedora do tipo de caráter de que é tecida.
Minha oração é para que você internalize esses princípios da Palavra e seja curada de todo complexo e baixo auto-imagem, a fim de alcançar tudo o que Deus preparou para a sua vida.
“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu” (Eclesiastes 3.1)
“Foge, também, dos desejos da mocidade... com um coração puro, invocam o Senhor”
(2 Timóteo 2.22)

“Aquele que está firme em seu coração, tendo domínio sobre a sua própria vontade, e guarda-se, fará bem” (1 Coríntios 7.37).



Em Cristo,



Jorge e Débora Pinto
Conselheiros Família



Todos os conselhos que estão sendo postados neste blog são baseados no que eu e minha esposa aprendemos no Curso de Líderes de Casais - Papeis e Praticas na Família, do ministério Família Debaixo da Graça que tem como líder o PastorJosué Gonçalves e também com a ajuda dos livros de autoria do pastor Josué, especialmente os livros: 104 erros que um casal não pode cometer! e Elas perguntam

Nenhum comentário:

Postar um comentário