segunda-feira, 25 de abril de 2011

Cuidado com os milagreiros que usam óleo para enganar o povo de Deus

Na sequência acima — extraída de um vídeo que certo milagreiro divulga em seu site — vemos um exemplo de como agem alguns enganadores do nosso tempo, homens capazes de fazer qualquer coisa para obter dinheiro e fama (2 Pe 2.1-3; 1 Tm 6.9,10; 2 Co 2.17). Observe como o ilusionista alcança o seu objetivo, contando com grande quantidade de óleo, habilidade com as mãos e credulidade cega do povo de Deus (Os 4.6).

1) O milagreiro pede para seu auxiliar derramar bastante óleo sobre uma suposta portadora de cisto no ovário.

2) Valendo-se de truque (falo com conhecimento de causa), ele esconde e molda um artefato debaixo de sua mão.

3) Como se vê na foto, o artefato não sai da pessoa; já estava na mão do ilusionista.

(4) O ilusionista exibe o pretenso sisto, ao som de glórias a Deus e aleluias. Para examinar o vídeo no YouTube, digite
“mulher curada cisto no ovario” no campo de procura (search). 

O Novo Testamento não proíbe o uso de azeite. De acordo com a Palavra de Deus, a unção com óleo pode ser aplicada (Mc 6.13), mas pelos presbíteros da igreja (Tg 5.14). E é bom observar que o recebimento da cura não está relacionado com a unção, e sim com a oração da fé, em nome do Senhor: “E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará” (v.15). Nesse caso, o azeite, além de símbolo do Espírito Santo (Zc 4.3-6), é o ponto de contato para estimular a fé do doente. O que passar disso é misticismo.

O Senhor Jesus curou muitas pessoas (Mt 8.16-17). Os apóstolos também, em nome do Senhor, fizeram obras extraordinárias (At 5.15-16; 19.11-12). Contudo, não há apoio bíblico para as operações estranhas, mediante uso de azeite ou algum tipo de óleo, as quais vêm ocorrendo em nossos dias. Certos milagreiros têm esfregado óleo no suposto local da enfermidade, para depois “extrair” objetos. Essas “operações” têm gerado muita confusão no meio do povo de Deus.

Nos tempos bíblicos, o azeite só era empregado diretamente nas feridas como remédio (Is 1.6; Lc 10.34). Hoje, a unção para os doentes é apenas simbólica. Não deve ser aplicada no local da enfermidade. Imagine se a enfermidade de alguém é alguma parte íntima! Ademais, extrair objetos do corpo das pessoas tem muito mais semelhança com as cirurgias mediúnicas do que com a manifestação de Deus.

A despeito de muitos milagreiros e os seus defensores recorrerem a versículos bíblicos isolados para se justificarem perante o povo, não vemos na Bíblia apoio consistente às suas estranhas práticas. Não devemos aceitar como sendo da parte de Deus qualquer operação prodigiosa, pois a própria Palavra do Senhor nos manda testar, examinar, julgar, provar o que ouvimos, vemos e sentimos (At 17.11; 1Ts 5.21; 1Co 14.29 e 1Jo 4.1).

Alguém argumentará: “Jesus não untou os olhos de um cego com lodo feito com a sua saliva? Não devemos restringir os métodos de curar”. Isso é verdade, mas o Senhor Jesus fazia coisas surpreendes, numa prova de que era Deus verdadeiramente agindo. Os milagreiros da atualidade valem-se de práticas viciosas, repetitivas, previamente ensaiadas, iludindo o povo de Deus e tendo apoio, em muitos casos, da operação do erro (2 Ts 2.9).

“E quanto aos dons de curar?”, alguém perguntará. Ora, estes se referem à manifestação multiforme do Espírito Santo para curar, e não às invencionices dos criativos milagreiros. Deus age como quer, mas é Ele que age. Quanto aos milagreiros, eles fazem um show, engenhosamente planejado e previsível. Não há nada de surpreendente. Ademais, não se vê nesses shows paralíticos andarem, cegos verem, etc. Só se vê vômitos, ilusionismo e fenômenos que também ocorrem entre espíritas, budistas, católicos carismáticos, etc.

Para a sua Igreja, o Senhor Jesus disse: “... porão as mãos sobre os enfermos e os curarão” (Mc 16.18). E a imposição de mãos, como vimos, pode incluir a unção com óleo. Esta, no entanto, não é a condição primacial para a cura, que ocorre por meio da fé (Lc 8.48; 17.19). Qual dos apóstolos precisou de azeite para levantar os enfermos? Já pensou se Pedro tivesse dito ao coxo junto à porta Formosa: “Jesus te cura depois; agora, estou sem azeite para ungi-lo”?!

Em Cristo,

Ciro Sanches Zibordi

2 comentários:

  1. olha só, esse bando de charlatão, não tem interesse de salvação da humanidade, pensam não benção só pra essa vida, eles também não tem culpa pois muita gente não quer saber de fazer o que manda a bíblia, uma chave, uma porcão de óleo, um copo com aguá, andar de joelhos, acender velas, se batizar por que já morreu, fazer Deus objeto de troca, barganhar Deus. Ele disse: Eu sou dono do ouro e da prata. Mais quem quiser enricar os lideres evangélicos. também tem escrito: O meu povo erram por não conhecer as Escrituras."REVELAÇÃO". Pois e, mandem mais dinheiro, e bens também e bem vindos.

    ResponderExcluir
  2. amados gostaria de fazer com que um apelo de um capo inteiro chegase ao nosso presidente do templo central. mim ajudem quem tiver contato com ele mim ajude em nome de jesus.ai vai o anexopaz do senhor,sou da assembleia de Deus da cidade de marco-ce onde nosso atual pastor é o ir.francisco de assis com sua consorte lucimar.nos de todo o campo incluindo ,baixa do meio,bom jesus,salinas.maracajá,são lorenço,triangulo do marco estemos com profundo sofrimento pois recebemos essa semana o comunicado que nosso pastor foi desiginado para outro campo.antes do pr.Assis chegar aqui eramos uma igreja menina,como a q paulo escreveu,mas ele viu que nos tinhamos capacidade de crescer,e foi ai onde o agir de Deus foi tremendo,por as mãos de seu servo,ganhamos acima de um pastor um amigo,professor,missionario,arquiteto,
    adiministrador,ou seja um exemplo de homem de Deus completo.que quando chegou aqui só com a igraja sede é um tres tenplos abandonados caindo aos pedaços não mediu esforço para levantar mais 3 e reformar e dá comforto as suas ovelhas dos que ja tinha.por isso nos do seu rebanho estamos entristecidos com sua tao repentina saida,somos um pouco ainda leigos sobre como agir na saida de um pastor tão amado que gostariamos que ficasse conosco por pelo menos mas 2 anos.será que seria posíivel vosso exelentissímo presidente olhar por esse rebanho que clama por seu pastor por mais um tempo,não somos rebeldes,muito menos despresamos as coisas de Deus,pelo contrario é por percebemos as grandes coisas que Deus nos tem dado que enviamos essa suplica a vossa exelencia,espero que surta efeito,pois nosso amor por nosso pastor é tamanho que nos fez vir até vós para que olhasse por nós. sei que não podemos pedir a ele que fique pois ele esta sobre sua autoridade então viemos atraves desta pedir-lhe humildemente ,DEIXE O PASTO ASSIS CONOSCO MAIS UM PEMPO.ESSAS CONGREGAÇÕES CITADA ACIMA EMPLORA EM NOME DE JESUS POR SUA RESPOSTA AO NOSSO FAVOR.AMEM .

    ResponderExcluir