segunda-feira, 15 de agosto de 2011

De quem é o lugar?

Outro dia passei por uma situação constrangedora, e até inusitada em uma igreja evangélica. Sem saber sentei em uma cadeira que estava sendo cobiçada há bastante tempo por um presbítero que chamava-se Antonio. Antes de continuar esta historia preciso explicar melhor sobre o porquê de esta cadeira ser cobiçada pelo mesmo.
Em uma reunião o líder desta igreja determinou o seguinte: “Na minha esquerda sentará o co-pastor, na minha direita o presbítero Valdez e ao lado do co-pastor o presbítero José. Alguns dias após esta reunião o presbítero José teve um problema conjugal e precisou ser afastado da sua função. A partir daí, o presbítero Antonio sempre ao chegar à igreja procurava sentar-se naquela cadeira que pertencia ao outro presbítero na intenção de conquistá-la. Só que como eu falei no inicio, em um determinado culto sem saber do desejo daquele irmão sentei-me nesta cadeira, sendo que ao chegar à igreja, Antonio percebeu que eu estava justamente onde aos seus olhos era o seu lugar, a parti dai ficou muito irritado, e sem conseguir disfarçar passou o culto inteiro com o semblante mudado, e só não me tirou de lá, porque na realidade ele sabia que aquela cadeira não tinha dono.
Volto ao tema que traz a indagação: De quem é o lugar?
No capitulo 20 do Evangelho de Mateus Jesus nos da uma aula sobre este fato:
“20 Então, se aproximou dele a mãe dos filhos de Zebedeu, com seus filhos, adorando-o e fazendo-lhe um pedido. 21 E ele diz-lhe: Que queres? Ela respondeu: Dize que estes meus dois filhos se assentem um à tua direita e outro à tua esquerda, no teu Reino. 22 Jesus, porém, respondendo, disse: Não sabeis o que pedis; podeis vós beber o cálice que eu hei de beber e ser batizados com o batismo com que eu sou batizado? Dizem-lhe eles: Podemos. 23 E diz-lhes ele: Na verdade bebereis o meu cálice, mas o assentar-se à minha direita ou à minha esquerda não me pertence dá-lo, mas é para aqueles para quem meu Pai o tem preparado”.
Jesus deixa claro nestes versículos que conhecia a maneira como os homens ocupavam lugares, posições na sociedade, mas, fez questão de explicar que no Reino quem determina aquele que vai sentar aqui ou ali é o próprio Deus. Fica claro que não é algo herdado dos pais ou transferido através de amizades influentes, é Deus quem determina.  
Todos nós temos o nosso lugar. Por isso, não precisamos ter inveja de ninguém. A inveja só acontece quando acreditamos que alguém tem alguma coisa que nos pertence.
Precisamos rever nossos conceitos e observar se verdadeiramente estamos no lugar que Deus quer. Muitas pessoas morrem sem nunca encontrar o seu lugar, permanecem fazendo algo que lhes causa estresse e lhes deixa frustradas.
A minha oração é que cada um de nós encontre o seu lugar, e pare de brigar por coisas tão insignificantes, vivendo de intrigas, divisões que só fazem mal ao corpo de Cristo.
Encerro com as palavras de Jesus:
“24 E, quando os dez ouviram isso, indignaram-se contra os dois irmãos. 25 Então, Jesus, chamando-os para junto de si, disse: Bem sabeis que pelos príncipes dos gentios são estes dominados e que os grandes exercem autoridade sobre eles. 26 Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser, entre vós, fazer-se grande, que seja vosso serviçal; 27 e qualquer que, entre vós, quiser ser o primeiro, que seja vosso servo, 28 bem como o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e para dar a sua vida em resgate de muitos”.

Obs: Os nomes que são citados no inicio e que estão em Itálico e Negrito são fictícios. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário