quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Restaurando O Homem Ao Seu Lugar De Origem

"Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão, em espírito vivificante. Mas não é primeiro o espiritual, senão o animal; depois, o espiritual. O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor, é do céu. Qual o terreno, tais também os terrenos; e, qual o celestial, tais também os celestiais. E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial" - 1 Coríntios 15. 45-49. 


Disse o biólogo Dennis Venema, pesquisador sênior da Fundação BioLogos, grupo cristão que tenta conciliar fé e ciência: "Não somos descendentes de Adão e Eva", "Isso é contrario a todas as provas no campo dos genomas que alcançamos nos últimos 20 anos. Então não é nada provável", o biólogo continua: "Não houve Adão e Eva, não houve serpente, não houve maçã, não houve pecado que fez o homem perder a inocência".

Mas, nós "Pela fé, entendemos que os mundos, pela palavra de Deus, foram criados, de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente" – Hebreus 11.3.
E que "Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargui, para corrigir, para instruir em justiça" - 2 Timóteo 3.16.

A narração da criação do homem em Gênesis 1.26-28 não é ficção. O biólogo só acertou em uma coisa: 'não houve maçã realmente'.
Adão e Eva existiram sim. Foram criados a imagem e semelhança de Deus. Isto é, possuem um espírito imortal, são seres pessoais com a capacidade de pensar, sentir e de tomar decisões no campo moral.
O pecado original existiu sim. A queda do homem é descrita em Gênesis 3. O apostolo Paulo fala sobre isto em:
“Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram. No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir” – Romanos 5.12,14.
Os descendente de Adão carregam a sua imagem e semelhança caída.
“E Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e chamou o seu nome Sete" - Gênesis 5.3.
Embora desfigurada, o homem ainda carrega em si a imagem de Deus.
“Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado; porque Deus fez o homem conforme a sua imagem" - Gênesis 9.6.

O PRIMEIRO HOMEM FOI FEITO ALMA VIVENTE - (1Co 15.45).
Adão era um ser humano: Ele é uma entidade invisível que habita em um corpo de terra. Ser: Entidade invisível - Humano: Vem da palavra húmus 'Terra'. 
O SEGUNDO ADÃO ESPÍRITO VIVIFICANTE - (1Co 15.45).
Capaz de dar a vida eterna, tornar vivo para sempre.

“Nele, estava a vida e a vida era a luz dos homens” – João 1.4.
“Aquele que crê no Filho tem a vida eterna, mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece” – João 3.36.                                                                  
“Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna” - João 6.68.
“... eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância” – João 10.10b.
“e dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará das minhas mãos” – Jo 10.28.
“Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive e crê em mim nunca morrerá. Crês tu isso?” – João 11.25,26.
“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.” - Jo 14.6.
“E a vida eterna é esta: que conheçam a ti só por único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo, a quem enviaste” – Jo 17.3.

PRIMEIRO VEIO O ANIMAL - (1Co 15.46).
Natureza inferior. Herdamos de Adão um corpo natural feito do pó da terra, governado pela alma, ou instinto natural e decaído do homem.
Natureza humana, carne:
“Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e, com efeito, o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem” – Rm 7.18.                                                                                                                                                      
Romanos 8.1-14 – Nos diz que a carne está enferma, inclina-se pra coisas da carne, morte e inimizade com Deus, não é sujeita a lei de Deus, não pode agradar a Deus e se vivermos segundo ela morreremos.
Leia Romanos 3.9b-18.
DEPOIS O ESPIRITUAL - (1Co 15.46).
Herdaremos de Cristo um corpo não carnal - Imperecível, incorruptível, e adaptável para viver eternamente com Deus. Um corpo espiritual, um corpo dominado pelo Espírito ou adequado para o Espírito.
Apocalipse 1.13-18 descreve o novo corpo de Jesus.


O PRIMEIRO HOMEM É TERRENO - (1Co 15.47).
Veio da terra. Descende de Adão.
O SEGUNDO VEIO DO CÉU - (1Co 15.47).
É celestial: Vindo do céu “Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do Homem, que está no céu, Aquele que vem de cima é sobre todos, aquele que vem da terra é da terra e fala da terra. Aquele que vem do céu é sobre todos” (Jo 3.13,31), “Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo” (Jo 6.33), Retornou para lá depois da sua ressurreição “Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu e assentou-se à direita de Deus” (Mc 16.19), "E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois varões vestidos de branco, os quais lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir” (At 1.10,11), De onde ele virá outra vez para julgar o mundo “e esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura” (1Ts 1.10), “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro” (1Ts 4.16).

"Qual o terreno, tais são também os terrenos; e, qual o celestial, tais também os celestiais" - 1Co 15.48.

“Aquele que diz que está nele também deve andar como ele andou” – 1 João 2.6.

"E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial" - 1Co 15.49.
“Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos” – Romanos 8.29.
“Porque, agora, vemos por espelho em enigma; mas, então, veremos face a face; agora, conheço em parte, mas, então, conhecerei como também sou conhecido” – 1Co 13.12.
“Mas todos nós, com cara descoberta, refletindo, como um espelho, a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória, na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor” – 2Co 3.18.
“que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas” – Filipenses 3.21.
“Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos” – 1João 3.2.
“Porque, assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem. Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo” – 1Co 15.21,22.

Leia também 1 Coríntios 15.50-58.

Diante de todos estes textos das Escritura fica claro o seguinte:
1. Somos descendentes de Adão e Eva.
2. Adão e Eva existiram realmente.
3. O pecado original existiu. Houve a queda do homem.
4. Jesus é o único que pode restaurar o homem ao seu lugar de origem.

Jesus "E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos" - Atos 4.12.





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário