quinta-feira, 14 de junho de 2012

Representante de Bento XVI pede perdão à vítimas de abusos sexuais na Irlanda



O cardeal foi enviado pelo próprio papa para implorar pelo perdão da população que foi abalada pela quantidade de casos de pedofilia que foram revelados.



Em Dublin para participar do 50º Congresso Eucarístico Internacional, o cardeal canadense Marc Ouellet, que representa o papa Bento XVI, pediu perdão para as vítimas de abusos sexuais cometidos por parte do clero.
Ouellet que é prefeito da Congregação para os Bispos teve uma reunião exclusiva com vítimas que contaram, durante duas horas, sobre os impactos que sofreram depois que foram abusadas sexualmente por membros da Igreja Católica.
“A tragédia dos abusos sexuais a menores cometidos por cristãos, principalmente quando são membros do clero, é uma fonte de grande vergonha e de enorme escândalo”, disse ele nesta quarta-feira (13) durante o encontro.
Sua visita foi encomendada pelo próprio para que o nomeou para pedir perdão para a população que foi abalada pela quantidade de casos de pedofilia revelados nos últimos anos. A Irlanda é um país predominantemente católico e a ligação de padres nesses delitos colocou em xeque o poder da igreja.
“Venho aqui com a intenção específica de buscar o perdão de Deus e das vítimas pelo grave pecado dos abusos sexuais a crianças por parte de clérigos”, declarou Ouellet que implorou o pelo perdão das vítimas.
O cardeal comentou que a Igreja Católica tem aprendido quantos danos e desespero esses abusos causam nas pessoas. “Aprendemos nas últimas décadas quantos danos e desespero esses abusos podem causar às milhares de vítimas. Também aprendemos que a resposta de algumas autoridades da Igreja a esses crimes muitas vezes foi inadequada e insuficiente para cessar esse comportamento, apesar das indicações no código do direito canônico”.
Por Leiliane Roberta Lopes
Fonte: Gospel Prime Com informações Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário