terça-feira, 20 de março de 2012

Somos ou Não de Cristo?

                                   

Meditando no texto de Gálatas 5.24 “Os que pertencem a Jesus Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências” veio-me a seguinte pergunta: "Somos ou não de Cristo?". 
Acredito que esta também possa ser a pergunta de muitos cristãos neste exato momento. Pertenço ou não pertenço a Cristo?
Meditemos no seguinte: Se já tenho crucificado (subjugado) a minha carne (natureza humana) com as suas paixões e concupiscências, Cristo me libertou, verdadeiramente sou livre (João 8.32,36).
E essa liberdade que não foi conquistada por mim, foi conquistada por Ele, é que me faz dizer não a todo tipo de paixão e concupiscência da minha carne.
Está escrito: “E todo aquele que luta de tudo se abstém: eles [Paulo está falando dos que correm no estádio] o fazem para alcançar uma coroa corruptível [um prêmio], nós, porém uma incorruptível” - 1Coríntios 9.25 (leia também 1Timóteo 6.12; 2Timóteo 4.7). 
Como também “... subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado” – 1Coríntios 9.27.
Cristo me libertou, verdadeiramente sou livre!
Agora utilizarei dessa liberdade para glorificar a Deus e anunciar a sua Palavra, e dizer não a “... imoralidade sexual, impureza e lascívia, idolatria e feitiçaria, ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes [sabendo que]... aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus” (Gálatas 5.19-21).
Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou e não torneis a meter-vos debaixo do jugo da servidão” (Gálatas 5.1).

O que fazer diante desta luta interior?
  1. Andai em Espírito.
Digo, porém: Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne; e estes opõem-se um ao outro; para que não façais o que quereis” – Gálatas 5.16,17.
Billy Graham falando sobre esta luta interior em seu livro "O poder do Espírito Santo" conta a seguinte história: Um pescador esquimó vinha cada sábado à tarde a cidade. Sempre trazia consigo seus dois cachorros, um branco e um preto. Ele os tinha ensinado a lutar quando ele ordenasse. Cada sábado, na praça da cidade, o povo se ajuntava e o povo fazia apostas, enquanto os dois cachorros brigavam. Às vezes ganhava o cachorro branco, às vezes o preto - mas o pescador sempre ganhava as apostas! Seus amigos começaram a perguntar-lhe como ele fazia isto. Ele disse:
- Eu deixo um passar fome durante a semana, e só dou comida para o que eu quero que ganhe. O cachorro que está bem alimentado ganha porque está mais forte.
Nós temos dentro de nós duas naturezas que são opostas, qual delas temos alimentado mais?
A Carne ou o Espírito?
Em Romanos 7.15.21,23 Paulo nos diz: “Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e, sim, o que detesto. ...Então encontro a lei de que o mal reside em mim... mas vejo nos meus membros outra lei que, guerreando contra a lei da minha mente, me faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros”.
No mesmo livro citado acima Billy Graham nos diz: “por mais estranho que isso possa parecer, tudo isso é uma prova de que o Espírito Santo entrou em nossa vida e está trazendo luz às trevas do pecado, está fazendo nossa consciência ficar sensível ao pecado, está despertando em nós um desejo novo de ser puros e livres de pecado diante de Deus. Os velhos pecados estavam lá antes. As velhas tentações tinham a mesma força antes também, mas não pareciam tão más”.
  1. Seja guiado pelo Espírito.
Está escrito:
Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estai debaixo da lei” – Gálatas 5.18.
A quem você tem dado ouvidos: O Espírito Santo ou a sua Natureza Humana?
Jesus Cristo nos falou que o Espírito nos guiaria a toda verdade, porque continuar insistindo em agradar a carne e sua concupiscências?
Quando vier o Espírito da verdade, Ele vos guiará a toda verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas que hão de vir” – João 16.13.
Assim como o Espírito orientou Filipe, Ele pode orientar você.
Então o Espírito disse a Filipe: Aproxima-te desse carro, e acompanha-o” – Atos 8.29.
  1. Viva no Espírito.            
Está escrito:
Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito” – Gálatas 5.25.
estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim” – Gálatas 2.20.
Sabendo isto: que o nosso velho homem foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, a fim de que não sirvamos mais ao pecado” – Romanos 6.6.
Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus, nosso Senhor” – Romanos 6.11.

Lembre-se que todos os dias estamos envolvidos nesta luta espiritual.

Submeter-se é o segredo! Paulo disse: “Rogo-vos, pois, irmãos, peço pelas misericórdias de Deus que apresenteis decididamente os vossos corpos – entregando todos os seus membros e capacidades – por sacrifício vivo, santo (dedicado, consagrado) e agradável a Deus, que é o vosso culto racional (inteligente) e adoração espiritual” (Romanos 12.1, amplificado).

Em Cristo,

Presbítero Jorge Pinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário