terça-feira, 5 de julho de 2011

Justiça marca julgamento de padres acusados de pedofilia em Arapiraca


Os padres da paróquia de Arapiraca, Luiz Marques Barbosa, Raimundo Gomes e Edílson Duarte, serão julgados pelo crime de pedofilia na próxima sexta-feira (8), às 9h, na Vara da Infância e da Juventude de Arapiraca. Eles são acusados de molestarem os coroinhas Fabiano Silva Ferreira, Cícero Flávio Vieira Barbosa e Anderson Farias Silva, conforme denúncia apresentada à 8ª Vara Criminal, pelo Ministério Público. O caso foi denunciado em março de 2010.
Para o MP, os sacerdotes se aproveitaram do poder que detinham para explorar sexualmente os coroinhas. Eles podem pegar penas de até sete anos de prisão. As investigações apontaram que eles teriam prometido vantagens econômicas às supostas vítimas.
De acordo com o juiz João Luiz de Azevedo Lessa, que irá comandar o julgamento, o processo tem quatro volumes com mais de mil páginas e é “muito complexo”. Ele disse que a sentença deve ser proferida em até cinco dias após o início.
“Só do lado dos sacerdotes serão mais de 20 testemunhas. Teremos que ouvir todas elas e colocar seus depoimentos no papel. Sem falar nos depoimentos das supostas vítimas e dos acusados. Então, o julgamento deve demorar mais de um dia, já que os advogados devem apresentar suas alegações legais finais por escrito, o que aumenta o tempo de julgamento”, informou.
Segundo alegou à época das denúncias o advogado do monsenhor Luiz Marques, Daniel Fernandes, as relações sexuais filmadas e apresentadas em rede nacional de TV eram consentidas e rejeitou que se trate de pedofilia. Ele assegurou que os jovens tentaram extorquir o religioso e até assinaram um documento no qual se comprometiam a não divulgar o vídeo em troca de dinheiro.
Também são denunciados os padres Edílson Duarte e Raimundo. O primeiro confessou, durante da CPI da Pedofilia, a prática de sexo com dois corinhas, enquanto o segundo negou veementemente qualquer prática sexual. Em razão do escândalo, o bispo diocesano de Penedo, Dom Valério Breda, decidiu afastar os religiosos denunciados de suas funções eclesiásticas.

Repercussão internacionalÀ época, as denúncias ganharam repercussão internacional. O portal português A Bola, por exemplo, destacou que o caso “ganhou proporções de escândalo”. O Diário de Notícias, de Portugal, disse que a denúncia aconteceu no Brasil, que é o “maior país católico do mundo”.
A rádio Vaticano também destacou, em seu site, o escândalo de Arapiraca. A emissora assegurou que “nenhum bispo brasileiro está envolvido no episódio de abusos contra menores, emergido dias atrás no Brasil”.
A Agência France Press (AFP), uma das maiores do mundo, deu grande ênfase ao assunto e trouxe matéria entrevistando o porta-voz da Santa Sé, Federico Lombardi. O texto traz trechos do diálogo do vídeo onde o monsenhor Luiz Marques Barbosa, aparece fazendo sexo com um jovem de 19 anos. A AFP ainda diz que “este caso se soma a uma série de denúncias de pedofilia na Igreja”.

Notícias Cristãs com informações do Tudo na Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário