segunda-feira, 9 de maio de 2011

A Morte do Sonho Assembleiano

Por Ciro Sanches Zibordi

Neste ano, a Assembleia de Deus no Brasil deveria comemorar dois aniversários: os 100 anos de sua fundação e os 100 anos da igreja-mãe, em Belém do Pará. A comemoração poderia ser uma só, isto é, duas em uma. Entretanto, uns dizem: “Eu sou da igreja-mãe”. Outros: “Eu sou do Belenzinho”. E ainda outros: “Eu sou de Madureira”.

Essas disputas políticas causaram a morte do sonho assembleiano. Que sonho? O de que todas as convenções e ministérios da Assembleia de Deus estariam reunidos e também unidos, no mês de junho, para as comemorações do seu centenário.


A festa do centenário não é somente de Belém do Pará. É um exagero dizer que apenas aquela igreja tem o direito de celebrar os 100 anos da Assembleia de Deus! A festa é de todos os membros dessa igreja. Afinal, a despeito de esta ter começado ali, expandiu-se por todo o território brasileiro. Belém foi a porta de entrada e o centro irradiador da mensagem pentecostal em nosso país, porém o aniversário da instituição é nacional.


A morte do sonho assembleiano oferece-nos a oportunidade de refletirmos sobre várias coisas.


Até quando líderes assembleianos — não todos, é claro — vão se odiar? Até quando os pastores, frente a frente, reunidos em uma assembleia geral ordinária, terão dificuldade de pedir perdão um ao outro
? Até quando eles preferirão adotar regras parlamentares para se digladiarem com elegância? Até quando os convencionais vão continuar a ser estimulados pelos próprios líderes a se ensoberbecerem “a favor de um contra outro” (1 Co 4.6)?

Recebam todos as minhas sinceras condolências.


Ciro Sanches Zibordi

Nenhum comentário:

Postar um comentário